História da Moda

A moda passou por várias transformações, muitas vezes seguindo as mudanças físicas e principalmente sociais que ocorreram dentro de um determinado período. É uma forma passageira e facilmente mutável de se comportar, de se vestir e sobretudo de se comunicar.
Os seres humanos desde o começo passaram a se cobrir com peles de animais para se proteger do clima e, com o tempo, essa proteção foi se tornando cada vez mais sinônimo de poder e status.

Fatos históricos

Os bizantinos da classe alta vestiam túnicas bem decoradas, que eram feitas de seda e fiapos de ouro, e usavam pérolas e pedras preciosas como decorações.

No início as roupas no século XII eram feitas em casa. Quando as cidades começaram a crescer, surgiram lojas especializadas.

Na década de 60 retomou as técnicas artesanais, como o tricô, o crochê e o patchwork.

A Semana de Moda (do inglês, Fashion Week) que permite que os designers de moda mostrem suas últimas coleções em desfiles.

O botão existe desde 3000 anos antes de Cristo. Existem diversos tipos de botões. Os primeiros eram feitos de osso e metal.

Casar-se de branco tornou-se tradição, porque os imperadores da França – Napoleão e Josefina –, na cerimônia de coroação, mandaram confeccionar roupas brancas para passar a ideia de pureza, honestidade, limpeza e iluminação.

A história da moda ao longo dos anos é extremamente rica, vamos abordar a história da moda em diversos períodos.